Como converter vendas e entender seu cliente?
Postado por Jankiel Mocellin Ribeiro 25/04/17

O termo vendas atualmente vem sendo trocado no ambiente de trabalho por consultor e não vendedor. E nessa temática podemos ver que consultor é alguém que tem maior conhecimento naquilo que se dispõe a ofertar ao cliente. Mas será que este é o ponto chave para obter sucesso e superar as apertadas metas do dia, da semana e do mês?
Imagine sua empresa daqui há um tempo, você gostaria que os clientes lembrassem de sua marca por quais motivos?
Preço baixo?
Pela qualidade dos produtos e serviços?
Pela lealdade de seus clientes indicando a mesma para outros possíveis clientes?

Há muito nos perguntamos porque o cliente compra de marcas ou lojas específicas?
Afinal de contas eu tenho o mesmo produto e o valor é mais competitivo no meu estabelecimento.

Se você leu até aqui já deve ficar imaginando, será talvez porque a loja do meu concorrente é mais atrativa, ou o que será que está acontecendo com o meu negócio?
Sim, algo está acontecendo no seu negócio que você não está percebendo. Muitos diriam que a crise assombra, porém vamos tornar ela uma sombra para nosso crescimento e sucesso.

Vamos listar os objetivos que nossa empresa busca para alcançar a satisfação dos clientes.

1. Convidar os clientes para um café da manhã onde podemos expor com mais tempo os lançamentos que nossa empresa recebeu no último mês pode ser uma estratégia simples, antiga mas ainda funciona. Mas não peque nos detalhes agregue valor a sua marca associando a mesma a marcas de sucesso. Por exemplo servindo um delicioso café Nespresso leia o case em https://goo.gl/AqQ9by

2. Motive sua equipe?
Utilize estratégias para motivar a sua equipe a conhecer o perfil dos clientes, procurando ofertar o que realmente eles procuram.

3.  Como está a empatia de seus colaboradores para com seus clientes? Será que eles estão falando a mesma língua?
A integração de sua equipe sempre é necessária, cursos de aperfeiçoamento, reuniões de confraternização são pontos bons para deixar eles no caminho correto, simpatia é algo que cada um tem, não se ensina, mas ter um clima bom colabora para o engajamento da equipe para atingir resultados.

4. A sua marca está sendo exposta em vários meios de comunicação, inclusive no marketing digital com coerência visual, levando informações corretas e transmitindo uma imagem de marca de acordo com suas estratégias?
Fale a mesma língua, não uma nos impressos, outra no site e outra nas redes sociais, afinal de contas a sua empresa é uma só. Isso confunde o cliente e gera um buzz negativo sobre sua empresa.


Algumas respostas podem ser obtidas a partir da análise de cases do mercado, porém é você que deve responder de acordo com a realidade da sua empresa. Não espere que resultados ruins motivem a ruína de seu negócio e não tenha medo de solicitar ajuda, seja profissional. Fique calmo, respire e pense o que você pode mudar na sua estratégia para atrair e reter mais seus clientes.
Mas se você continuar a persistir nestes erros, muitos problemas podem ocorrer no decorrer do caminho a ser seguido e infelizmente poderá sim estar fadando sua empresa ao fracasso. E por consequência toda energia que você dedicou ao longo do tempo ao seu negócio não obteve o êxito necessário.
A solução está na sua frente e pode ser iniciada a qualquer momento, afinal de contas não pense que, porque você vendeu bem até ontem o hoje e o amanhã será igual. Os tempos mudam, a consciência a insatisfação são palavras naturais hoje em dia. O consumidor torna-se cada vez mais exigente e munido de informações, a internet é uma excelente ferramenta.

Vamos conversar um pouco sobre sua empresa:

1. A sua empresa possui uma pessoa responsável por medir a satisfação de seus clientes?

2. Qual é o investimento que sua empresa destina para ações de marketing digital e propaganda?

3. O seu site está convertendo visitantes em possíveis vendas?

4. Como você interage com seus clientes nas redes sociais?

Bom isso são alguns questionamentos que você deve considerar, seja com ações internas ou junto a sua agência de publicidade e/ou digital.
Porém investir em marketing é necessário.
E, muitas vezes fazendo as coisas do seu jeito sem auxílio profissional pode demorar muito mais tempo para se obter o resultado esperado, gerando desgaste de seu cliente, colaborador e toda a sua equipe. Acabando por desmotivar, ao invés de contribuir para o crescimento de sua empresa.
Não realize promessas, comece com ações pequenas e vá expandindo.

O interessante de ter uma estratégia é poder medir até onde ela está sendo executada, os resultados alcançados e se as metas estão sendo atingidas, e caso necessário voltar atrás para acertar na frente.

Difícil de compreender?

Comenta ai, vamos ouvir a sua opinião.
Ou se preferir vamos conversar mais a respeito.
 

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